Brasil & Alemanha juntos para reflorestar a Caatinga: ¨Laboratório da Caatinga¨

IFSertão Campus Floresta e CCBA – Centro Cultural Brasil – Alemanha firmam parceria para cercar área de 80 hectares para criar o

¨Laboratório da Caatinga¨

Vamos preservar e pesquisar a biodiversidade do bioma procurando na bioeconomia da Caatinga respostas para os desafios ambientais, sociais e econômicos da região do Semiárido buscando sobretudo a melhoria de qualidade de vida com e para a população de baixa renda e os povos originários da região.

Imagem com o Diretor do IFSertão Campus Floresta, Prof. Iran Alves Torquato e o Diretor do CCBA – Centro Cultural Brasil – Alemanha / Recife, Christoph Ostendo (foto CCBA AGREGA)

¨Machen statt reden¨  ou  traduzido de forma livre para o português: ¨Ações falam mais do que palavras¨ é isso que caracteriza o lançamento da estaca fundamental para cercar 80 hectares do bioma Caatinga da Escola Fazenda do Campus Floresta do IFSertão que aconteceu na terça-feira, 18 de novembro de 2025 em Floresta, cidade do Sertão de Pernambuco.

Numa parceria inédita o IFSertão/Campus Floresta e o CCBA – Centro Cultural Brasil – Alemanha com a presença dos seus Diretores, Prof. Iran Alves Torquato e Christoph Ostendorf,  iniciaram este cercamento que deve ser concluído até abril 2026. Desde já as duas entidades estão construindo o projeto do ¨Laboratório da Caatinga¨ que já conta com a colaboração da UPE e da UFPE. Pretendemos entender melhor a bioeconomia da Caatinga para encontrar respostas para os desafios ambientais, sociais e econômicas da região do Semiárido buscando sobretudo a melhoria de qualidade de vida com e para a população de baixa renda e os povos originários da região numa época de mudanças climáticas.

O Laboratório da Caatinga ficará aberto para experiências com a produção e utilização do biocarvão para reflorestamento e melhorias agroecológicas, levantamentos botânicos, programas de extensão, pesquisas de PIBIC, mestrado e doutorado assim como para capacitações e treinamentos.

Através do seu projeto AGREGA o CCBA vai ajudar na articulação deste projeto bucando inclusive apoios internacionais.

Mais informações e contato: Christoph Ostendorf, Diretor do CCBA e Coordenador do Projeto AGREGA: christoph@ccba.org.br