AGREGA promove oficina sobre aquaponia, piscicultura e irrigação

Oficina será realizada em Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajéu de Pernambuco

por Catarina de Angola

Nesta segunda-feira (19),  acontece a oficina Aquaponia e Piscicultura & Irrigação, em Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú de Pernambuco, uma realização do Projeto AGREGA – Agroecologia com Energias Alternativas. O evento acontece a partir das 8h30, no Hotel Brotas.

Participam agricultores e agricultoras familiares, a equipe do projeto e integrantes da organização Diaconia e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST/UFRPE), da Prefeitura do município e representantes da Associação Agroecológica do Sertão do Pajeú  (AASP) e da GM-Elétro. 

O Projeto AGREGA – Agroecologia com Energias Renováveis é fruto de uma iniciativa conjunta da Associação alemã Brasilieninitiative Freiburg e.V. e do CCBA – Centro Cultural Brasil – Alemanha. 

A oficina tem o objetivo de ampliar o debate sobre o processo de implementação dos projetos fomentados pelo AGREGA com agricultores e agricultoras envolvidos e as demais organizações. Além de um aprofundamento sobre aquaponia e piscicultura e Irrigação, em especial na região semiárida. 

O Projeto AGREGA – Agroecologia com Energias Alternativas é uma iniciativa pretende reforçar a agroecologia em Pernambuco, no Nordeste do Brasil, através do emprego de energias alternativas. Ao lado de grandes projetos de energia eólica ou fotovoltaica com pouco retorno para as comunidades e municípios. Além de Afogados da Ingazeira, também integram o projeto ações nos municípios Exu, Afogados da Ingazeira, Pesqueira e Brejo da Madre de Deus.