Além da biodiversidade: o potencial do bioma Caatinga para sequestro de carbono

Uma das múltiplas problemáticas a respeito do bioma Caatinga é a invisibilidade deste no que se refere ao seu potencial como agente mitigador dos fatores associados às mudanças climáticas.

Diversos debates entre pesquisadores enaltecem a importância deste bioma principalmente como uma área potencial de sequestro de CO2, servindo em toda sua abrangência como um sumidouro natural de carbono.

Dentro desta temática destacamos duas palestras que integraram o Ciclo de debates “Agrofloresta no semiárido: desafios e perspectivas”, ocorrido em 2020, promovido pela Articulação Semiárido Brasil (ASA Brasil).

A primeira palestra foi proferida pelo professor Rômulo S.C. Menezes, da Universidade Federal de Pernambuco, intitulada “O papel da vegetação florestal na ciclagem de carbono no semiárido” seguida pela apresentação do professor Bergson Bezerra, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte sobre “o potencial da Caatinga como sumidouro de CO2 e a sua utilização em sistemas de Agrofloresta”.   

O professor Rômulo Menezes  lidera o Grupo de Pesquisa em Energia da Biomassa e coordena a Biorrefinaria Experimental de Resíduos Sólidos Orgânicos Berso (www.berso.org). É vice-coordenador do INCT Observatório Nacional da Dinâmica da Água e Carbono no Bioma Caatinga OndaCBC (www.ondacbc.com) e membro do Comitê Gestor do Programa de Agricultura de Baixo Carbono de Pernambuco. É coordenador da Rede de Pesquisa e Inovação em Energias Renováveis e Descarbonização de Pernambuco (Rede ZeroC-PE), aprovada no edital IPECTI Facepe 2024. Desde o início de 2024 existe uma cooperação do Professor Rômulo e o CCBA. O CCBA apoia a pesquisadora peruana Susan Cañote que investiga o potencial da casca de coco para obter vários produtos, do biocarvão ao artesanato dentro do seu projeto de doutorado tendo o Prof. Rômulo como orientador. Neste ano Susan administrou um curso de produção de Biocarvão com resíduo de casca de coco e madeira de algaroba no Instituto Federal de Pernambuco, Campus Sertão, em Floresta-PE que foi promovido pelo CCBA.

Confira aqui a oficina “Sequestro de carbono na caatinga e serviços ecossistêmicos”

Parte I – Professor Rômulo Menezes

Parte II – Professor Bergson Bezerra (47:07)