O projeto

O Projeto AGREGA – Agroecologia com Energias Alternativas é fruto de uma iniciativa conjunta da ONG alemã Brasilieninitiative Freiburg e.V. e do CCBA – Centro Cultural Brasil – Alemanha.  A iniciativa pretende reforçar a agroecologia em Pernambuco, no Nordeste do Brasil, através do emprego de energias alternativas. Ao lado de grandes projetos de energia eólica ou fotovoltaica com pouco retorno para as comunidades e municípios. 

O projeto AGREGA aposta em pequenos projetos decentralizados introduzidos e geridos pelos próprios agricultores e agricultoras.  Desde novembro de 2018 famílias nos municípios Exu, Afogados da Ingazeira, Pesqueira e Brejo da Madre de Deus e suas associações participam ativamente da elaboração de oito miniprojetos nas áreas de agroindústria comunitária, irrigação e piscicultura. Espera-se que os projetos possam melhorar a situação alimentar das famílias participantes, proteger e melhorar a biodiversidade, capacitar jovens e adultos no emprego da energia solar e de outras energias alternativas e criar redes de cooperação entre agricultores, universidades, escolas técnicas e outros atores da sociedade civil.  

Assim os miniprojetos se tornarão projetos modelos para reprodução em maior escala estimulando políticas públicas inovadoras.  A duração do projeto é até março de 2020. O projeto conta com apoio do Governo Alemão através da organização Enagement Global.

Na execução do projeto, o  CCBA conta em Pernambuco com a parceria da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e de associações e articulações na área de agroecologia.